espacamento-topo-interno

Alexandre Manzan vence e se torna bicampeão do Multisport Brasil 2010

Extrapolando força na corrida e no ciclismo, e ficando atrás, em sua categoria, apenas de dois atletas na soma do tempo dos percursos de canoagem, o brasiliense Alexandre Manzan confirmou o favoritismo no Multisport Brasil 2010 e foi vencedor geral da competição e bicampeão na categoria Individual Elite Masculino com o tempo de 7h14min. Foram 90 quilômetros passando pelas mais belas paisagens de Florianópolis na quarta edição do evento que reuniu 150 atletas entre competidores solo, duplas, trios e revezamento livre. Na categoria Individual Elite Feminino a jovem Maria Clara Ruschel Hillmann (Clínica Prontomed), de Florianópolis, conquistou o ouro após 10h29min19s, cerca de 1h27min à frente de sua oponente, a atleta mineira Fabiane Duarte.

Completando a dobradinha de Brasília, o triatleta João Carlos de Almeida (ZeroMeiaUm) foi a surpresa da prova e ficou na segunda colocação com 7h52min de prova e Marcelo Santos, do Rio Grande do Sul, ficou em terceiro, terminando a prova após 8h02min.

Desde o início da corrida, que para a Elite iniciou às 7h30, Alexandre Manzan dominou a competição demonstrando sua força nas pernas e fôlego para garantir um desempenho excepcional correndo e pedalando nas dunas, trilhas e subidas íngremes de estradas de barro, abrindo vantagem sobre os atletas da sua categoria e ultrapassando os das demais, que largaram às 6h30.

Manzan deixa a falsa modéstia de lado e não faz rodeios sobre sua força, mas acrescenta que o que lhe favorece em provas como o Multisport Brasil é a técnica necessária para superar os desafios propostos pelo trajeto. “Esta é uma prova difícil, precisa de preparo físico, técnico e uma boa estrutura de apoio”, acrescenta. Mas para ele, todo o esforço é válido já que “os atletas tem o privilégio de conhecer os lugares mais bonitos da Ilha, que nem todo mundo chega”, fazendo uma competição que, afirma, “é a prova mais bonita de Multisport do Brasil”.

Na Categoria Open Masculino, Adilson Lara, de Curitiba, completou a prova em 8h36min33s, o que lhe garantiu a primeira colocação, Jonas Junckes (Sulbrasilis), a revelação catarinense, ficou com a prata após 9h02min17s de competição, seguido pelo atleta de São Paulo Rodrigo Dantas de Lucas (Rott/Tridantas) que cruzou a linha de chegada em Jurerê Internacional depois de 9h14min14s. Na Open Feminino o desafio da atleta paranaense Simone Torres (All Nature/Quiosque Natureza/Linus Institute) acabou sendo pessoal, já que Rita Fukuhara, de Brasília, foi eliminada da prova no último percurso de canoagem.

Entre os veteranos, o desafio na Máster Elite ficou entre os atletas Telesmagno Teles, baiano radicado em Florianópolis (Sul Brasilis) e Luiz Gustavo Mendes Campos, que ficaram respectivamente em primeiro e segundo lugar. Os outros dois competidores foram desclassificados.

O destaque ficou por conta do agora tetracampeão na categoria Master B, Rolf Hillmann, que completou a prova em 09h45min21s, deixando muito garotão para trás e finalizando em trigésimo lugar na classificação geral. O grande vencedor da Master A foi o atleta local Carlos César Schimdt (Ziriguidum/Tractebel/Sul Brasilis).

Ao todo nove atletas não completaram a prova, entre eles um dos favoritos para a competição na elite masculina, Édio Carlos Borba (Sul Brasilis), de Santa Catarina, que após um acidente no trajeto nada simples de ciclismo no Sertão do Ribeirão da Ilha, sentiu fortes dores no joelho e teve que abandonar. Guilherme Pahl, também bicampeão da prova e um competidor que poderia colocar mais pimenta na disputa, mesmo inscrito, não competiu devido a problemas pessoais.

Revezamento - nas duplas, durante toda a prova as equipes brasilienses Pedacinho Pizza/ZeroMeiaUm e PowerFit ficaram se revezando como líderes a cada passagem pelas áreas de transição, mas ao final, os competidores da Pedacinho Pizza levaram vantagem cruzando em primeiro com o tempo de 8h37min e apenas 12 minutos à frente da segunda colocada. A terceira a cruzar a linha de chegada foi a CCC – Clube Campo Larguense de Ciclismo, com o tempo de 9h40min.

Entre os trios houve uma bela disputa entre a equipe Sul Brasilis e Cicles Hoffman, ambas de Florianópolis. Cicles Hoffman, composta pelos atletas Ramiro, Jean e Pedro, suaram a camisa para conseguir os três minutos de vantagem e ganhar a medalha de hora após 7h16min de disputa. Camelbak/Capacetes Met/Adventure Camp, campeã em 2009, acabou ficando longe da briga completando a prova em 8h03min08s e ficou com a terceira colocação.

Concluindo a prova, as equipes de revezamento livre Summer Shop, de Brasília e as catarinenses Sangue Nosóio e Sebo nas Canelas dividiram o pódio. Os brasilienses também confirmaram sua força na competição levantando a medalha de ouro depois de 8h04min percorrendo a Ilha de sul a norte, e as equipes de Santa Catarina ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Ao final da prova também foram premiados com o Pingente de Prata o melhor corredor, ciclista e canoísta. Alexandre Manzan, além da premiação em sua categoria e geral, ficou com o pingente de melhor corredor fechando os 30 km de corrida no tempo total de 2h52min41s. Ricardo Muhle, do trio Sul Brasilis, foi o melhor ciclista da competição fazendo os 42,5quilômetros casca grossa em 1h35min28s. E nas águas a premiação foi entregue ao atleta Alexey Bevilacqua, também da Sul Brasilis, completando o trajeto total de 22,5 km em 2h18min33s.

Fonte: www.adventuremag.com.br